NO AR

Voltando a Viver com Pr. Rosivaldo

eusoufiel.com.br

Política

Frente parlamentar Brasil-Hungria critica Itamaraty por convocar embaixador após receber Bolsonaro

Publicada em 27/03/24 às 09:25h - 23 visualizações

por Agência O Globo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados)
A Frente Parlamentar Brasil-Hungria da Câmara dos Deputados repudiou o ato do Itamaraty de convocar o embaixador da Hungria, Miklós Halmai, a prestar esclarecimentos sobre a hospedagem do ex-presidente Jair Bolsonaro na representação consular do país. A estadia do ex-mandatário ocorreu entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias depois de Bolsonaro ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal.

"A frente parlamentar (...) vem manifestar seu total repúdio às declarações do Governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores - Itamaraty, referentes à recepção de personalidades políticas por embaixadas estrangeiras no Brasil", diz a nota assinada pelo presidente da Frente, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL).

"As declarações e ações recentes do Itamaraty, solicitando explicações ao embaixador da Hungria, Miklós Halmai, pela recepção de figuras políticas brasileiras, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, não se alinham com os princípios de respeito à soberania e à autonomia diplomática", acrescentou o texto.

--- Pessoalmente, não vi nenhuma gravidade nessa estadia. Convocar para saber o quê. O ex-presidente Bolsonaro foi convidado, extrapola as atribuições e desrespeita a norma internacional --- criticou o parlamentar.

A ida de Bolsonaro à embaixada húngara foi revelada em reportagem publicada pelo jornal "The New York Times". A Polícia Federal investiga o motivo da estadia e o ministro do Supremo Tribuna Federal Alexandre de Moraes deu 48 horas para a defesa do ex-mandatário se explicar.

Em nota, os advogados de Bolsonaro confirmaram a "hospedagem", mas alegaram que o motivo seria para "manter contatos com autoridades do país amigo” e debater “os cenários políticos das duas nações”.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!