NO AR

Mensagem com Pr. Ailton José Alves

eusoufiel.com.br

Saúde

Instituto Nacional do Câncer alerta para 15 mil novos casos de câncer de boca ao ano

Publicada em 10/01/23 às 09:44h - 32 visualizações

por Folha PE


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

Manchas brancas, feridas que não cicatrizam, sangramento, dificuldade de mastigar ou engolir são alguns dos sinais que podem indicar câncer de boca. O tipo está entre os mais incidentes no Brasil e é mais comum em homens acima dos 40 anos, segundo o INCA. Para falar sobre o assunto, o apresentador Jota Batista conversou, no Canal Saúde desta sexta-feira (02), com a cirurgiã dentista implantodontista e doutora em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Taciana Abreu. Ela coordena a residência de cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Getúlio Vargas (HGV-PE).

A profissional de saúde explicou alguns motivos que levam um paciente a desenvolver o câncer de boca. “A gente sabe que alguns fatores são predisponentes, como a exposição excessiva ao sol, o uso constante do cigarro e do álcool, são fatores que predispõem lesões na cavidade oral. Associado a isso, o uso de próteses mal-adaptadas que provocam lesões crônicas na boca, na língua, também podem ativar aquelas células para se desenvolverem em lesões malignas”, afirmou.

Taciana Abreu falou, ainda, que o cenário de pessoas com lesões na boca vem mostrando mudanças desde o início da pandemia da Covid-19. “A gente tem percebido que têm crescido muito o número de pacientes jovens, com 15, 16, até 19 anos, apresentando lesões extremamente agressivas na cavidade oral. Então é um quadro que vem mudando. É uma coisa que não é característica, mas que tem crescido muito e chamado nossa atenção no período pós-pandemia”, declarou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!