NO AR

Madrugada Maranata

Com Robson Santos

Política

Raquel Lyra nomeia mais de 1,4 mil comissionados e funções gratificadas e devolve gestor para o Espírito Santo

Nomeação de servidores ocorre um dia após a aprovação da reforma administrativa pelos deputados estaduais.

Publicada em 19/01/23 às 09:18h - 48 visualizações

por G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução/Twitter/@raquellyra )

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), voltou a ceder o procurador André de Albuquerque Garcia ao governo do Espírito Santo. Nesta quarta-feira (18), ela também nomeou mais de 1,4 mil cargos na estrutura do governo do estado, um dia depois de a reforma administrativa ter sido aprovada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Há quinze dias, Raquel Lyra havia exonerado todos os cargos comissionados e servidores estaduais em funções gratificadas. O decreto da governadora também determinava que todos os funcionários do estado cedidos a outros órgãos deveriam se reapresentar ao Executivo no prazo de cinco dias.

Um dos servidores afetados pela medida era André Garcia, funcionário de carreira da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que foi cedido para o governo capixaba desde 2010. Lá, foi titular de várias secretarias estaduais.

No início deste ano, Garcia foi anunciado como secretário de Justiça do governador Renato Casagrande (PSB). Pela decisão da governadora, o procurador fica à disposição do estado do Espírito Santo até 31 de dezembro deste ano, "com ônus para o órgão de origem, mediante ressarcimento".

Além dele, 11 servidores também foram cedidos para outros órgãos: um ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1); três para a Defensoria Pública; e os demais para as prefeituras de Olinda, Ipojuca, Gravatá, Moreno, Iguaraci e Macaparana. No sábado (14), a governadora já havia autorizado a cessão de 294 servidores para uma série de órgãos públicos.

No Diário Oficial, a governadora também nomeou 16 novos servidores comissionados para a Vice-governadoria, para a Secretaria de Defesa Social (SDS), para a PGE e para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Também foram escolhidos 1.439 servidores estaduais para assumirem funções gratificadas nas secretarias de Saúde; Administração; Imprensa; Infraestrutura e Recursos Hídricos; Justiça e Direitos Humanos; e na Casa Militar.

No decreto editado no início do ano, a governadora havia exonerado 2.754 comissionados. A decisão teve uma repercussão negativa entre vários sindicatos de servidores.

Com a reforma administrativa, o novo governo criou 168 novas posições para cargos comissionados, além das que já existiam. As mudanças também preveem reajuste nos salários de vários desses cargos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!