Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Outubro Rosa: Saiba como fazer mamografia gratuita no Recife

O mês de outubro, que é marcado pela prevenção do câncer de mama, acende um sinal de alerta para os prejuízos à saúde da mulher. Exames de mamografia estão disponíveis mensalmente, no Hospital da Mulher do Recife e em clínicas conveniadas.

Neste mês, o mamógrafo móvel oferece mais de mil vagas do exame para mulheres, entre 50 e 69 anos. O atendimento das pacientes será feito apenas em horário marcado. Os agendamentos estarão limitados a 60 vagas por dia.

Baixa demanda
Na cidade do Recife, de janeiro à setembro do ano passado, foram feitas mais de 22 mil mamografias. Até o mês de julho deste ano, apenas seis mil exames foram realizados. Os números estão preocupando os médicos especialistas no assunto. Segundo eles, os exames de mamografia realizados na rede pública despencaram.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia da covid-19 tem sido o fator principal para a diminuição da procura pelo serviço. Este ano, entre os meses de janeiro e julho, o SUS realizou 1,1 milhão de mamografias, enquanto, no mesmo período, entre os anos de 2018 e 2019, foram feitos mais de dois milhões do mesmo exame. Uma queda de 47% do serviço.

A mastologista Márcia Pedrosa, explica que a baixa demanda pela mamografia pode acarretar, no futuro, sérios problemas para a saúde da mulher, já que, quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores serão as chances de cura.

Documentos

Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Resultado do exame

O resultado do exame é entregue com 20 dias, na unidade de saúde onde o mamógrafo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento.

Locais

A lista completa dos locais por onde o veículo passará está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Exame genético

Outro aliado na prevenção do câncer de mama é o exame genético, capaz de identificar mulheres que têm o risco aumentado de ter a doença. O procedimento simples, que analisa amostras de sangue ou saliva, é pouco utilizado, mesmo com a cobertura obrigatória dos planos de saúde.

 

 

Fonte: TV Jornal

Deixe seu comentário:

Curta no social

Curta no Facebook