NO AR

Louvor e Cia

Com Akila Soares

Comunidade

Greve dos metroviários começa com transtornos para passageiros

Publicada em 03/08/23 às 11:14h - 39 visualizações

por FolhaPE


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

O primeiro dia da greve dos metroviários dificultou a mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR), nesta quinta-feira (3). A paralisação afeta cerca de 180 mil usuários que dependem do modal para chegarem ao trabalho ou demais compromissos. A reportagem da Folha de Pernambuco percorreu as principais estações.

Na Estação Central do Recife, no bairro de São José, alguns passageiros sequer sabiam da greve, como é o caso do vendedor de automóveis Ronald Arthur, 22 anos.

“Eu pego o metrô todos os dias, porque eu trabalho em Afogados [na Zona Oeste do Recife]. Vou ter que me desdobrar de alguma forma para chegar lá, andando até à rua do Sol para poder pegar outro ônibus que vá sentido Afogados”, disse ele, que também afirmou estar atrasado.

Por causa da greve, o Grande Recife Consórcio de Transporte ativou um plano de contingência, que inclui a operação de três linhas especiais e o reforço na frota ou viagens em outras — confira aqui todos os detalhes.

Uma das pautas da greve é a não privatização do sistema. Ronald é de acordo com a desestatização, porém aponta prejuízos, caso isso aconteça.

“Eu acredito que privatizar pode ser a solução, porque pode melhorar a situação do atendimento, mas pode ser um problema, porque colocar nas mãos de uma empresa privada pode acabar subindo tarifa e gerando um contratempo para o trabalhador”, finaliza.

A copeira Maria Lúcia trabalhou 12 horas e teve que optar por algum ônibus para chegar a Jaboatão Velho, onde mora. “Eu vou ter que pegar três ônibus. De metrô eu levo uns 30 minutos, mas de ônibus eu vou chegar lá pro meio-dia. Deveria ter um entendimento antes de ter essa greve. O trabalhador que sempre paga a conta”, pontuou.

Sobre a greve

A paralisação foi aderida na noite de ontem, em assembleia da categoria, que pede melhores condições de trabalho, o cumprimento de um acordo coletivo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e abano privatização do sistema.

Terminal Integrado do Barro

A movimentação no Terminal Integrado do Barro, Zona Oeste do Recife, era maior. Maria de Lurdes, 59 anos, dependia do metrô para chegar em um hospital que fica na área central do Recife, para cuidar da filha, mas a ida ao terminal do Barro foi em vão. Ela conversou com a reportagem e desabafou sobre os problemas estruturais na estação de metrô.

 “Eu preciso socorrer a minha filha. Eu não sabia da greve, mas eu sou a favor deles [dos metroviários] e que fecham todas as estações para que haja manutenção, porque é telhado enferrujado e caindo, a parte elétrica falhando. Nós estamos correndo risco de vida”, destaca.

Arthur Patrício, auxiliar de mecânico teve que optar por um ônibus para chegar até o bairro da Mangueira, Zona Oeste do Recife.

“Isso triplica o tempo de chegada. Eu moro em São Lourenço, tive que pegar um ônibus para a Estação da Macaxeira, aí peguei o BR-101 para chegar aqui [no Barro]. Eu fiquei sabendo da greve hoje de manhã”, disse.

Sobre a greve

A paralisação foi aderida na noite de ontem, em assembleia da categoria, que pede melhores condições de trabalho, o cumprimento de um acordo coletivo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e abano privatização do sistema.

Grande Recife reforça linhas, em plano de contingência

Em virtude da greve dos metroviários, o Grande Recife Consórcio de Transporte colocou um plano de contingência no ar, ativando linhas especiais, além de reforço e alteração e prolongamento no itinerário de outras que devem seguir viagem até a área central do Recife. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!