NO AR

Maranata Kids

eusoufiel.com.br

Comunidade

Falso fiscal de prefeitura é preso em flagrante por pedir PIX para não embargar obra e aplicar multa

Publicada em 24/03/23 às 07:04h - 84 visualizações

por G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um falso fiscal da prefeitura do Recife foi preso em flagrante por dar golpe no dono de um imóvel em obras. Segundo a polícia, o homem de 28 anos inventou irregularidades, como falta de alvará, e ameaçou embargar a construção. Depois, pediu dinheiro para “liberar” o serviço, sem cobrar a suposta "multa".

Autuado por estelionato, ele pode pegar até cinco anos de prisão se for condenado. O esquema do golpe foi descoberto em uma obra no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife. A polícia investiga mais dois casos semelhantes envolvendo o homem, que não teve o nome informado.

Divulgada nesta quinta (23), a prisão do falso fiscal de obras aconteceu no dia 17 de março, quando ele se preparava para entregar a um comparsa parte do dinheiro recebido no golpe. Uma foto tirada pela polícia mostra o carro dele no local da prisão, em Afogados, na Zona Oeste da capital.

O delegado Ernesto Novaes explicou que o falso fiscal trabalha como motorista de aplicativo. Ele já tinha sido condenado por envolvimento em roubos e tráfico de drogas, além de ser investigado por outros casos de estelionato.

“Ele atuava sempre do mesmo jeito. Chegava com esse comparsa e procurava o mestre de obras ou outro funcionário. Inventava os problemas e dizia que bastava pagar por PIX para ele liberar o empreendimento”, declarou o delegado.

No caso do flagrante, Ernesto Novaes contou que o homem preso negociou com o proprietário do imóvel o pagamento em duas parcelas.

“Ele recebeu R$ 3,5 mil na primeira vez. Quando fizemos o flagrante, ele tinha sacado o dinheiro enviado para a conta pessoal dele no PIX e entregaria um envelope com R$ 900 ao comparsa, na frente da sede da entidade responsável pela fiscalização das obras”, afirmou.

A polícia investiga se o comparsa do fiscal tem algum vínculo com a prefeitura do Recife. “Também não sabemos se existem ligações entre funcionários das obras abordados pelo estelionatário. Até agora, não temos informação se esses trabalhadores tinham alguma ligação anterior com ele”, disse.

O delegado alertou que as pessoas que realizam obras devem ficar atentas a propostas feitas por quem se apresenta como servidores públicos e apontam problemas. A orientação dele é ir ao órgão competente no seu município caso seja necessário obter um alvará.

 Em caso de abordagem por alguém que se apresente com servidor público, o ideal é pedir a identificação.

“É preciso ficar claro que prefeituras e governos federal e estadual não pedem pagamentos por PIX diretamente para contas pessoais. São emitidas guias de pagamento, que têm orientação para fazer o pagamento pelo PIX”, afirmou o delegado.

O que diz a prefeitura

Sobre o caso do falso fiscal preso, a prefeitura afirmou que registrou boletim de ocorrência por usurpação de função pública. Isso acontece quando uma pessoa se passa por funcionário público para obter vantagem indevida.

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que os agentes de fiscalização da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) estão sempre devidamente identificados.

"Em nenhuma hipótese, faz parte do trabalho desses profissionais a cobrança de quaisquer taxas para a população", disse.

Ainda segundo a prefeitura, quando ocorrem irregularidades, as pessoas são legalmente notificadas e informadas sobre para qual regional da Secon deverão se dirigir para regularizar a situação. Os processos correm no âmbito estritamente administrativo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!