NO AR

Crônica da Manhã

Com Ibineias Junior

Brasil

Malba Lucena, ex-deputada estadual conhecida por fundar cursos de informática, morre aos 81 anos, no Recife

Publicada em 01/10/25 às 06:47h - 96 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Maranata FM)

A ex-deputada estadual de Pernambuco Malba Lucena morreu, nesta terça-feira (30), aos 81 anos, no Recife. Ao g1, o filho da ex-parlamentar, que é medico e ex-deputado federal, Charles Lucena, informou que a mãe teve morte cerebral em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além da atuação parlamentar, Malba Lucena se tornou conhecida como fundadora de uma rede de cursos populares de informática, inglês e espanhol, que tinha o nome dela e ficou famosa entre os anos 1990 e 2000 pelo slogan "Quem ama, educa" (saiba mais abaixo).  Segundo Charles, a mãe passou três meses internada tratando uma infecção respiratória, mas já tinha recebido alta e estava em casa. No sábado (27), ela passou mal e foi levada ao Hospital Unimed, no Centro da cidade, onde foi identificada uma trombose no cérebro. 

Charles contou também que o sepultamento ainda não tem data e horário definidos porque a família está esperando o protocolo da morte cerebral. Segundo ele, o enterro será no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, onde a família tem um jazigo. 

"A gente está esperando fechar o protocolo de morte encefálica. [...] Esse protocolo, depois de feito, aí vamos saber a possibilidade da doação de órgãos, então temos que esperar fechar isso para poder saber quando será [o enterro]", contou. Em publicação nos stories do Instagram, Charles também escreveu uma nota de pesar lamentando a morte da mãe. 

"Minha mãe, Malba Lucena, partiu. Professora e guerreira, mulher única, intensa e cheia de amor. Mãe de seis filhos, 28 netos e 10 bisnetos. Seu legado e seu jeito estarão sempre comigo. Te amo para sempre, minha mãe", diz a postagem.

Quem foi Malba Lucena

Filha de um casal de pernambucanos, Malba Lucena nasceu em Maceió e exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) entre 1999 e 2007 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ela também concorreu a um novo mandato em 2022, mas não foi eleita. 

Além da atuação política, Malba se tornou conhecida pelo seu investimento no setor educacional, sendo uma das idealizadoras do Colégio Brasileiro, localizado no bairro do Curado 2, na Zona Oeste da capital. Entre as décadas de 1990 e 2000, a ex-deputada criou cursos populares de informática, inglês e espanhol no Grande Recife e em outras regiões do estado. A rede era conhecida pelo slogan "Quem ama, educa". 

"Democratização do aprendizado de informática, de inglês e de espanhol. Foi um período muito bom, a gente conseguiu formar um milhão de pernambucanos", contou Charles. 

Em nota, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, e o primeiro secretário da Casa Legislativa, Francismar Pontes, lamentam o falecimento da ex-deputada. 

“Com pesar, recebemos a notícia do falecimento da ex-deputada estadual Malba Lucena, ocorrido nesta terça-feira (30). (...) Externamos os pêsames e solidariedade da Alepe aos familiares e amigos da ex-deputada. Que Deus confortar a todos neste momento de saudade e dor”, diz trecho do comunicado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2025 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!