NO AR

Super Manhã Maranata

Com Ibineias Junior

Brasil

CNH sem autoescolas: Serviços de autoescolas pesam mais que taxas governamentais no custo para retirada da CNH

Publicada em 31/07/25 às 17:33h - 224 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Maranata FM)

Obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil é um processo que envolve diversos custos, e uma dúvida comum entre os futuros motoristas é saber o que realmente impacta mais no valor final: as taxas cobradas pelo poder público ou os serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as autoescolas.

Uma análise detalhada dos dados disponíveis sobre esses custos revela uma tendência clara de que os serviços dos CFCs representam a maior parcela do investimento necessário para a habilitação. Esse, inclusive, é o argumento principal do Ministério dos Transportes (MTE) para embasar a proposta de desobrigar as aulas em autoescolas para a retirada da CNH.

De forma geral, a pesquisa demonstra que, embora as taxas governamentais sejam um componente importante, são os serviços de formação oferecidos pelos CFCs que representam a maior parte do custo para se obter a CNH no Brasil, uma tendência observada em todas as regiões do País. Esse valor geralmente ultrapassa 5 a 8 vezes o total das taxas cobradas diretamente pelos Detrans.

NA BALANÇA DOS CUSTOS, SERVIÇOS DE CFCs DOMINAM A COMPOSIÇÃO FINAL

Ao analisar a composição percentual do valor final para a obtenção da CNH, que inclui a formação teórica e prática veicular, a média nacional aponta que os serviços de CFCs respondem por 67,49% do custo total, enquanto as taxas cobradas pelo poder público correspondem a 32,51%. Esse percentual médio demonstra que o treinamento oferecido pelas autoescolas, que tem um valor médio de R$ 1.467,20, é o principal fator a pesar no orçamento do candidato.

A predominância dos serviços de CFCs se observa em todas as regiões do País, sem exceção. Não há nenhum estado ou região em que as taxas do poder público superem o valor dos serviços de autoescola na composição percentual do custo total da CNH.

Embora os serviços de CFCs sejam majoritários em todo o território nacional, a proporção entre taxas e serviços varia de estado para estado.

Estados onde as taxas do poder público têm um peso relativamente maior (mas ainda inferior aos CFCs):
Roraima, na Região Norte, apresenta a maior proporção de taxas, com 46,87% do custo total.
O Distrito Federal, na Região Centro-Oeste, segue de perto, com 46,37% das taxas em relação ao custo final.

Outros estados onde as taxas têm um peso considerável incluem:

- Alagoas (Região Nordeste): 41,65%
- Ceará (Região Nordeste): 39,89%
- Minas Gerais (Região Sudeste): 39,54%
- Rio de Janeiro (Região Sudeste): 39,38%
- Rondônia (Região Norte): 38,91%
- Piauí (Região Nordeste): 38,74%





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2025 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!