Tiago Pereira esteve na ilha para dar informações aos moradores e vistoriar a obra de recuperação da pista do aeroporto
"Acreditamos que a obra no eixo central da pista do aeroporto de Noronha seja concluída até o final do ano. Caso esse trabalho termine, pode ser que o aeroporto seja liberado para o pouso de aviões de grande porte, como os jatos” afirmou o presidente da Anac .
Desde outubro de 2022, a Anac proibiu pousos de aviões de grande porte, como Boeings e jatos, na ilha devido a fissuras e buracos na pista do aeroporto.
A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Fernando de Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.
A obra de recuperação da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha teve uma série de atrasos. O serviço de pavimentação começou no dia 24 de setembro deste ano.
Está sendo feita a reforma do pátio de aeronaves e da pista de pouso e taxiamento. A pista tem 1.845 metros de extensão e as atividades estão sendo feitas período da noite, quando o aeroporto está fechado.
O investimento previsto é de R$ 60 milhões e o serviço é executado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi).
Por conta da falta de um cronograma oficial, o Conselho Distrital convidou o diretor da Anac para esclarecer o que está sendo feito.
“É lastimável que a gente tenha que convidar o presidente da Agência Nacional de Aviação para receber informações da obra porque o governo do estado não tem nos repassado essas informações atualizadas. É ainda mais lastimável não termos prazo de conclusão dos trabalhos”, afirmou o presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior.
Outros conselheiros e moradores da ilha presentes na reunião detalharam os problemas causados pela falta de conclusão da obra, como a redução do turismo e altos preços do frete de carga aéreo.
A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, enfatizou que o trabalho é uma prioridade do governo do estado. Ela informou que a pavimentação do eixo central é executada em três etapas e que a primeira fase foi concluída.
O presidente da Anac declarou que a agência tem realizado vistorias e que a primeira etapa da obra foi bem-sucedida.
“O desafio atual é ter a disponibilidade de cimento asfáltico para conclusão do trabalho. Esse insumo é fundamental. A execução é do governo do estado e nós monitoramos o serviço”, falou Tiago Sousa Pereira.
A Semobi não enviou representante para a reunião, mas no início dos trabalhos de recuperação da pista divulgou que a previsão de conclusão do recapeamento do êxito central era de 60 dias.
Desde 2022, quando a pista do aeroporto foi interditada, o prazo para início e finalização anunciado e adiado diversas vezes:
- Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
- Outubro de 2023: a Semobi informou que as obras seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024. A previsão do término da primeira fase era março de 2024;
- Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico cheegaria à ilha em fevereiro de 2024 e a nova previsão era de que o trabalho terminaria em abril do mesmo ano;
- Abril de 2024: a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
- Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, prometeu o início da obra até o final do junho;
- Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão, declarando que os trabalhos começariam até o final de julho;
- Agosto de 2024: a Usina de asfalto foi instalada no canteiro de obras do aeroporto.