NO AR

Madrugada Maranata

Com Robson Santos

Brasil

Diretor da Anac diz que liberação de pista do aeroporto de Fernando de Noronha para jatos depende de conclusão do eixo central

Publicada em 23/10/24 às 10:33h - 27 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Maranata FM)

Tiago Sousa Pereira participou da reunião do Conselho Distrital e falou sobre obra de recuperação da pista do aeroporto da ilha. Voos de grandes aviões estão proibidos desde outubro de 2022.


O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, disse que a expectativa do órgão é liberar o pouso de aviões de grande porte em Fernando de Noronha até o final deste ano. A informação foi divulgada na reunião do Conselho Distrital, na noite de terça (22), que teve a presença do representante do órgão federal.

Tiago Pereira esteve na ilha para dar informações aos moradores e vistoriar a obra de recuperação da pista do aeroporto

"Acreditamos que a obra no eixo central da pista do aeroporto de Noronha seja concluída até o final do ano. Caso esse trabalho termine, pode ser que o aeroporto seja liberado para o pouso de aviões de grande porte, como os jatos” afirmou o presidente da Anac .


Desde outubro de 2022, a Anac proibiu pousos de aviões de grande porte, como Boeings e jatos, na ilha devido a fissuras e buracos na pista do aeroporto.

Atrasos em sequência

A obra de recuperação da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha teve uma série de atrasos. O serviço de pavimentação começou no dia 24 de setembro deste ano.

Está sendo feita a reforma do pátio de aeronaves e da pista de pouso e taxiamento. A pista tem 1.845 metros de extensão e as atividades estão sendo feitas período da noite, quando o aeroporto está fechado.

O investimento previsto é de R$ 60 milhões e o serviço é executado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi).

Por conta da falta de um cronograma oficial, o Conselho Distrital convidou o diretor da Anac para esclarecer o que está sendo feito.

“É lastimável que a gente tenha que convidar o presidente da Agência Nacional de Aviação para receber informações da obra porque o governo do estado não tem nos repassado essas informações atualizadas. É ainda mais lastimável não termos prazo de conclusão dos trabalhos”, afirmou o presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior.

Outros conselheiros e moradores da ilha presentes na reunião detalharam os problemas causados pela falta de conclusão da obra, como a redução do turismo e altos preços do frete de carga aéreo.

A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, enfatizou que o trabalho é uma prioridade do governo do estado. Ela informou que a pavimentação do eixo central é executada em três etapas e que a primeira fase foi concluída.

O presidente da Anac declarou que a agência tem realizado vistorias e que a primeira etapa da obra foi bem-sucedida.

O desafio atual é ter a disponibilidade de cimento asfáltico para conclusão do trabalho. Esse insumo é fundamental. A execução é do governo do estado e nós monitoramos o serviço”, falou Tiago Sousa Pereira.

A Semobi não enviou representante para a reunião, mas no início dos trabalhos de recuperação da pista divulgou que a previsão de conclusão do recapeamento do êxito central era de 60 dias.

Desde 2022, quando a pista do aeroporto foi interditada, o prazo para início e finalização anunciado e adiado diversas vezes:





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!