NO AR

Madrugada Maranata

Com Robson Santos

Brasil

Adiada 1ª audiência de conciliação no STF com novo governo sobre titularidade de Fernando de Noronha

Reunião foi remarcada para 7 de fevereiro. Em 2022, União entrou com ação contra o governo de Pernambuco pedindo controle do arquipélago.

Publicada em 24/01/23 às 09:33h - 41 visualizações

por G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

A primeira audiência de 2023 para conciliação entre o governo de Pernambuco e a União, que entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) e solicitou a titularidade do arquipélago de Fernando de Noronha foi adiada. A reunião aconteceria nesta segunda-feira (23) e foi remarcada para 7 de fevereiro.

Essa será a primeira audiência com os novos governos, federal e estadual, comandados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela governadora Raquel Lyra (PSDB), empossados no início do ano.

A mudança de gestão das duas partes motivou alteração da data da reunião. O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) foi incluído para um possível acordo.

O processo tem como relator o ministro Ricardo Lewandowski. Uma audiência de conciliação foi realizada dia 6 de dezembro, quando foi decidida a inclusão do Ibama no processo.

Em nota, o STF informou que o objetivo é firmar um acordo de compartilhamento de atribuições entre os órgãos federados e os ambientais.

A nova secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luíza Ferreira, esteve na ilha para a posse do Conselho Distrital, na segunda-feira (16). Na visita, ela aproveitou para se reunir com a chefe do ICMBio , Carla Guaitanele. A ação pela titularidade de Noronha foi discutida no encontro.

“A gente precisa de um diálogo. A Constituição indica que a ilha é de Pernambuco; nós tivemos uma conversa com a representante do ICMBio , vamos ter novas oportunidades de conversar e a nova audiência está marcada. O governo do estado tem um trabalho neste caso, temos uma expectativa boa para Pernambuco”, declarou Ana Luiza Ferreira.

 “A expectativa é de que avancemos em um entendimento comum entre as partes em prol da ilha de Fernando de Noronha”, declarou Carla Guaitanele.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!