O aumento anunciado pela Petrobras para a gasolina e para o diesel começou a valer na terça-feira (26) e o valor mais caro tem pesado no bolso do consumidor. Para ajuda a economizar, o professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e especialista em manutenção automotiva Edwin Reis deu dicas do que fazer e de como fazer manutenção do veículo (veja vídeo acima).
O reajuste foi o segundo que aconteceu apenas no mês de outubro para a gasolina. Com a alta, o preço médio de venda desse combustível nas refinarias passou de R$ 2,98 para R$ 3,19 por litro, um reajuste médio de R$ 0,21 por litro, alta de 7,04%.
Reis explicou que um dos pontos principais na hora de economizar é fazer um uso correto do veículo, evitando, por exemplo, momentos de aceleração excessiva.
"É [necessário] utilizar o veículo da melhor maneira possível. Dirigir com técnica, o que envolve realizar a troca de marchas nos tempos corretos e evitar aceleração grande nos momentos de saída e de retomada", afirmou.
Além disso, o especialista também ressaltou a importância de planejar a rota antes de sair com o carro para evitar congestionamento ou vias muito movimentadas que façam com que o veículo precise parar.
"A força que o motor vai precisar fazer para tirar o veículo da inércia vai ser muito maior. [...] É importante evitar horário de pico ou vias que tem grande fluxo de veículos, porque isso gera uma perda no rendimento do veículo e aumento de consumo mesmo", explicou o especialista.
Ele também falou sobre a necessidade da manutenção programada dos veículos, com troca das peças no período recomendado pela montadora, já que a vela de ignição e os filtros de combustível impactam no consumo.
"Quando a gente observa por a questão das vela de ignição, se elas não estiverem com a capacidade de queima, capacidade de explosão de combustível dentro do correto, ele vai ter a ignição de combustível, mas não vai ser totalmente queimado, o resultado é o desperdício", declarou o professor.
Segundo Reis, um aspecto que deve ter a atenção dos condutores é a calibragem correta dos pneus, já que isso afeta diretamente o desempenho do veículo.
"Uma comparação que a gente pode fazer é o esforço que precisamos fazer para empurrar o veículo com o pneu murcho, muito maior do que precisamos fazer com o pneu calibrado. [...] É estimado que o consumo do veículo aumente em 10% quando você trafega com o pneu descalibrado", afirmou o especialista.
fonte: g1