NO AR

Musical

eusoufiel.com.br

Brasil

Abelhas voltam a atacar pessoas em Boa Viagem um dia depois de grupo ficar ferido ao levar ferroadas

Há um enxame em árvore entre as avenidas Domingos Ferreira e Visconde de Jequitinhonha, na Zona Sul do Recife. Colmeia não foi retirada pela prefeitura nem pelo Corpo de Bombeiros.

Publicada em 01/09/21 às 10:21h - 154 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Pessoas correm de abelhas em parada de ônibus no Recife  (Foto: Foto: Reprodução)
Um dia depois de quatro pessoas serem socorridas após levarem ferroadas de abelhas em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, mais um grupo foi atacado, nesta terça-feira (31). No início da manhã, a Globo flagrou pedestres correndo dos insetos e trabalhadores da região tocando fogo em folhas e entulhos para, com a fumaça, espantar o enxame

Na segunda-feira (30), um grupo de pessoas ficou ferido após ser atacado pelos insetos, no mesmo local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu três vítimas e o Corpo de Bombeiros, outra.

A colmeia fica em uma árvore na altura de um ponto de ônibus, entre as avenidas Domingos Ferreira e Visconde de Jequitinhonha, duas das principais vias da Zona Sul da capital. Na manhã desta terça, as abelhas voavam em direção às pessoas que saíam dos ônibus e que passavam pela calçada, ao lado da parada.


Quem precisava esperar o ônibus no local preferiu ficar longe do ponto de parada. Para tentar ajudar, os comerciantes que geralmente ficam no local pegaram folhas que caíam da árvore e tocaram fogo, fazendo fumaça. A estratégia, no entanto, não funcionou.

A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, para questionar sobre a retirada do enxame. A corporação informou que agentes foram até o local na noite da segunda-feira, mas que a responsabilidade pela remoção da colmeia é da prefeitura do Recife.

Já a prefeitura do Recife afirmou que a responsabilidade é dos bombeiros. "As abelhas são animais silvestres, portanto, a eliminação ou manejo são de competência ambiental da União e estados, assim define a Lei Complementar 140/2011 acerca da matéria. No caso ocorrido em Boa Viagem, como compromete a segurança da população, o órgão competente é o Corpo de Bombeiros. O ideal é acionar o telefone 193" diz nota enviada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Orientações

De acordo com o tenente Werben Monteiro, chefe da Divisão de Ações Preventivas do Corpo de Bombeiros, não se deve esmagar a abelha, no momento da picada. O mais adequado é, posteriormente, remover o ferrão com uma pinça.

"Se você esmaga uma abelha dessas, com certeza a colmeia vai achar que está sendo agredida. Então, as outras abelhas irão de encontro. Isso é um perigo, porque quando a abelha pica, há uma reação do seu organismo que pode provocar até um espasmo na sua garganta. Ou seja, você fica sem respirar, o que a gente chama de parada respiratória. E a evolução disso, uma parada cardiorrespiratória", afirmou.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!