NO AR

Musical

eusoufiel.com.br

Brasil

Saiba quem são as principais vítimas e os locais com mais ataques de tubarão em Pernambuco

Publicada em 12/07/21 às 09:09h - 131 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Maranata FM)

O primeiro ataque de tubarão registrado pelo Comitê de Monitoramento de Incidente (Cemit), em Pernambuco, ocorreu no dia 28 de junho de 1992. Desde estão, foram notificadas 66 ocorrências, contando com o caso deste sábado (10), em que um homem de 51 anos morreu.

Os banhistas são as principais vítimas e a área de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, aparece como líder entre os pontos de maior incidência. Veja os dados do comitê.


Desde 1992, 26 vítimas morreram depois de serem atacadas por tubarões. Outras 40 pessoas conseguiram sobreviver.

Entre os mortos, 24 eram banhistas, como o homem atacado, neste sábado (10). Os outros eram surfistas.

Ao todo, o Cemit notificou 28 casos de feridos entre surfistas. As outras pessoas que tiveram lesões eram banhistas.

O Recife registrou 27 ocorrências e Jaboatão dos Guararapes, 24. No Cabo de Santo Agostinho, houve seis casos e Olinda registrou quatro. Paulista e Goiana tiveram um, cada.


A área da Igrejinha de Piedade, onde aconteceu o caso deste sábado, é o ponto com maior incidência de ataques, desde 1992. Foram 13 registros. O segundo lugar é a área do edifício Acaiaca, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com sete casos.

Os homens são a maioria das vítimas: 57. Também houve incidente com tubarão envolvendo duas mulheres e quatro pessoas não identificadas.

A maioria das pessoas atacadas tinha entre 14 e 25 anos de idade. Foram 43 casos nessa faixa etária. O segundo lugar fica com vítimas que tinham entre 26 e 49 anos: 12. Também houve registro de sete pessoas sem idade definida.

O mês de julho é o período com maior incidência de ataques, com dez casos. Em segundo lugar fica maio, com oito registros.

Ainda segundo o Cemit, os casos ocorrem, com maior frequência, durante a lua nova, com 20 registros. Depois, aparecem luas cheia (17) e crescente (15). Grande parte dos ataques é registrada nos fins de semana. Foram 19 aos domingos e 12, aos sábados.

Desde o 30º incidente, em 1999, que vitimou o 23º surfista, o surf, o bodyboarding e atividades similares foram proibidas em trechos do litoral pernambucano, considerados áreas de maior risco, segundo o comitê.

A proibição abrange o trecho que vai da Praia Del Chifre, em Olinda, até a Praia do Paiva, no município do Cabo de Santo Agostinho, incluindo toda a orla do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Entidade

O Cemit foi criado em 2004, com o objetivo de integrar os diversos órgãos públicos envolvidos na mitigação dos incidentes com tubarão em Pernambuco.

O comitê trabalha com quatro principais linhas de ação: pesquisa e monitoramento de tubarões; recuperação ambiental; educação ambiental; e prevenção e fiscalização de esportes proibidos.

No estado, existem aproximadamente 110 placas destinadas à prevenção de incidentes com tubarão, que contêm informações sobre condutas a serem seguidas.

  Elas estão distribuídas ao longo de 33 quilômetros do litoral pernambucano, nas áreas consideradas de maior     risco de incidente com tubarão.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!