NO AR

Juntos Somos Fortes com Jesus

eusoufiel.com.br

Brasil

Infecção por mucormicose é investigada por Comitê Técnico do Hospital Oswaldo Cruz

Publicada em 02/07/21 às 15:09h - 127 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Leandro de Santana)
A morte de um paciente em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, com suspeita de mucormicose popularmente conhecida como “Doença do Fungo Preto”, está sendo investigada após suposta associação com a Covid-19, pelo Comitê Técnico de especialistas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). No dia 29 de junho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que a equipe analisava dois casos. Nesta sexta-feira (2), o secretário André Longo, em coletiva on-line, descartou um dos casos e afirmou que as investigações continuam para o outro. Não foram divulgados detalhes. O primeiro caso de infecção por mucormicose foi registrado pelo Governo de Pernambuco no início de junho, em uma paciente acometida pelo novo coronavírus.

“No início da semana alguns veículos noticiaram dois possíveis óbitos de pacientes com a presença desse fungo, em Serra Talhada. Nós estamos investigando ainda. Um deles é, mas o outro foi descartado, já por não atender a critérios mínimos para o diagnóstico”, explicou.

Segundo especialistas, a mucormicose é uma doença conhecida há mais de um século, causada por fungos da ordem Mucorales, que têm dezenas de espécies e que existem por toda a parte. Assim como outros fungos potencialmente inalatórios, afeta comumente pacientes com o sistema imunológico debilitado, podendo acometer nariz e outras mucosas. Os sintomas variam de acordo com a localização da infecção. Nos pulmões, pode haver tosse, expectoração e falta de ar. Na face e nos olhos, pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço.

“Temos um Comitê, com a presença de especialistas do Hospital universitário Oswaldo Cruz, que faz essas análises. Nesse momento nós estamos fazendo a investigação desse outro caso, foi relatado como óbito, e que teria possível relação com a Covid-19. Tudo isso é esclarecido na revisão de caso que é feita pela por esse Comitê que faz avaliação dos casos em Pernambuco”, esclareceu o secretário.

Fonte: Diario de Pernambuco 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!