NO AR

Libertador

eusoufiel.com.br

Brasil

Hospital de campanha é usado como posto de coleta do estudo para identificar Covid-19 em Noronha

Publicada em 14/01/21 às 08:29h - 215 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Maranata FM)
Os exames da quarta fase do estudo epidemiológico, que analisa a circulação do novo coronavírus em Fernando de Noronha, começaram no início desta semana e serão realizados na ilha, até sexta-feira (15). Ao todo, 900 moradores são voluntários. Nesta etapa, além de participar em casa, as pessoas podem ir até o Hospital de Campanha, no prédio anexo à Escola Arquipélago.

A medida foi tomada para facilitar a coleta dos voluntários que estão trabalhando e têm dificuldade de agendar a visita dos pesquisadores.

“Abrimos a coleta no hospital de campanha para receber os voluntários que retomaram as atividades econômicas. Muitas pessoas têm dificuldade de agendar uma visita na residência e ou no local de trabalho”, explicou a coordenadora da pesquisa, Regina Brizolara.

O taxista Luiz Barcelar Júnior é voluntário e esteve no hospital, nesta quarta-feira (13), para fazer a coleta.

“Achei bom esse ponto de coleta, porque não preciso ficar preso em casa na espera da equipe para fazer o exame. Eu trabalho na rua e ficou mais fácil. Acho a pesquisa muito boa”, falou Barcelar.

O Hospital de campanha está aberto pela manhã e à tarde, até o fim desta semana. Na quinta-feira (14), também estará aberto das 19h às 21h para a coleta de material. Os voluntários podem agendar no atendimento pelo whatsApp (81) 99285 4133.

Nas três fases iniciais, a pesquisa identificou 52 pessoas que tiveram Covid-19. A Administração da Ilha também realiza testes da Covid-19. Até a terça-feira (12), foram confirmados 344 registros da doença, incluindo os números do estudo epidemiológico. Não foram registradas mortes em Fernando de Noronha.

Imunidade

Segundo os pesquisadores, muitas pessoas que foram infectadas com o novo coronavírus no início da pandemia já não apresentam anticorpos.

“Não podemos precisar os números, mas a maioria não apresenta imunidade. Nesta fase, vamos fazer uma investigação mais aprofundada da imunidade desde o início dos testes”, afirmou Regina Brizolara.

O condutor de visitantes Sinval da Silva teve Covid-19 em dezembro. Ele está curado e participou da coleta sangue nesta quarta-feira.

“Eu não tive sintomas, acho bom participar da pesquisa, acredito que vamos ter prioridade para a vacina”, disse Sinval.


As equipes realizam exames, do tipo RT-PCR , com coleta no nariz e garganta, e ainda, a coleta de sangue. O material vai ser encaminhado à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), no Recife, para análise.

Esta é penúltima fase do estudo, que é realizado em parceria pelo governo do estado, Ministério da SaúdeFundação Oswaldo Cruz, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!